Estudos

Bons relacionamentos

Bons relacionamentos

Quando falamos sobre bons relacionamentos vemos algumas características básicas para vivermos em paz com Deus e com os outros.


1) O alicerce de um bom viver

Devemos conservar uma boa atitude em ser um filho de Deus, pois devemos manter um bom relacionamento com ele . O descontentamento geral da nação esta na falta de comunhão com Deus , pois cada vez mais nos afastamos dele ,sendo que deveríamos buscá-lo mais a fundo em nosso interior. Veja o que diz o salmo 9.10 (em ti confiaram os que conhecem o teu nome , pois tu, ó senhor , nunca desamparaste os que te buscam ).assim quando buscamos ao senhor ele nos ouve pois reconhecemos que ele é nosso pai.


2) Um coração alegre

Sendo que nós colocamos o nosso coração como centro de nossas emoções e nossos sentimentos, o nosso coração esta ligado diretamente as nossas atitudes, se tivermos com paz em nossos corações nossa vida será tranqüila e sossegada . Veja o que diz em provérbios 14.30a . ( o coração tranqüilo é a vida da carne ,tendo o coração tranqüilo e sadio seu corpo também será tranqüilo e sadio . Isso não quer dizer que estaremos isentos de doenças ,mas você gozará de saúde da alma no seu corpo e no seu espírito.



Mas observe bem a continuação do versículo citado anteriormente . (mais a inveja é a podridão dos ossos ) Não só causam divisões entre amigos ,parentes ,conhecidos e irmãos na igreja como causam enfermidades físicas e espirituais atacando o sistema nervoso e psicol ógico . Devemos pedir que Deus nos conceda um coração inclinado à sua vontade, para compartilharmos com os outros o amor que ele depositou em nós.Vejamos quais os benefícios e maldições : Pv.15.13 ( o coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate . Pv .15.15 (todos os dias do oprimido são maus ,mais o coração alegre tem um banquete continuo . Pv. 17.22 o coração alegre é bom remédio ,mas o espírito abatido faz secar os ossos . O coração feliz é a base de um bom relacionamento , você estará sempre sorrindo em paz com o mundo e com todos ao seu redor . A pessoa triste de coração viverá sempre abatida e desanimada , infeliz sem força para continuar.


3) Amigos verdadeiros

Um amigo verdadeiro não comenta com ninguém as falhas de seu amigo, mesmo conhecendo a imperfeição que o mesmo tenha ,isso nunca vai

atrapalhar sua amizade Pv.17.9 diz o que encobre a transgressão promove o amor ,mas o que renova a questão separa os maiores amigos. O amigo fiel ama a pureza de propósito .Pv. 22.11 o que ama a pureza do coração ,e tem graça nos lábios terá por seu amigo ao rei .O amigo verdadeiro é franco em suas repreensões Pv.27.5-6 diz melhor é a repreensão aberta do que o amor encoberto .fieis são as feridas feitas pelo que ama ,mais os beijos de quem odeia são enganosos .Pv.27.17 diz com o ferro se aguça ,assim é o homem ao seu amigo é hábil e conselheiro.Pv.27.9 O óleo e o perfume alegram o coração e a doçura do amigo vem do seu conselho .Ele é leal em todos os momentos. Pv.27.10 Não abandones o teu amigo ,nem o amigo de teu pai, e não entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade ; mais vale um visinho perto do q ue um irmão longe . enfim ele é verdadeiro em tudo e é uma benção em tudo.


4) Pais e filhos

Vemos ultimamente que os lares estão sendo destruídos e se desintegrando , famílias sendo separadas por doutrinas falsas e elaboradas por pessoas sem escrúpulos e sem Deus no coração .A destruição dos lares provoca o aniquilamento da sociedade .O lar foi destinado por Deus como base de uma sociedade ,o pai como sacerdote deve ser o exemplo em seu lar promovendo o crescimento e a formação do caráter de seus filhos .Vejamos o que Salomão afirmou em Pv.10.1 o filho sábio alegra a seu pai , como vemos o filho se tornara sábio se seu pai demonstrar como deve ser suas atitudes .



Pv.13.1 o filho sábio ouve a instrução do pai.( mais o pai tem que repreende-lo quando este errar pois vemos muitos pais coniventes com o erro de seus filhos levando os mesmos em permanecer no pecado não medindo as conseqüências )Pv.13.24 a . O que r etém a vara odeia seu filho Pv.19.18a .corrige teu filho enquanto Há esperança; Quando o pai é apoiado pela esposa exerce com verdadeiro amor sua função de líder espiritual e sacerdote do lar a família inteira volta-se para Deus , exalta o seu nome e promove o sucesso do seu reino.

Conclusão quando conseguirmos ter todas estas qualidades implantadas em nosso ser teremos um bom relacionamento com todos ao nosso redor.

( Ev. Nilton Natal Pereira (igreja evangélica assembléia de Deus Araucaria)