Estudos

Igreja primitiva e a Igreja contemporânea.

Igreja primitiva e a Igreja contemporânea.

Organismo e organização

Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua

incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que os tinham visto já ressuscitado e

disse-lhes: Ide por todo o mundo pregai o evangelho a toda criatura quem crer e for batizado será salvo; mas

quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios;

falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhe fará dano algum; e

imporão as mãos sobre enfermos e os curarão Mc 16: 14-18

Introdução
Estamos

diante das ultimas instruções de Cristo, depois de ter sido morto e ter ressuscitado; apareceu  ao seus

escolhidos, esses foram chamados de modo particular e individual para realizarem a obra de Deus sobre a

terra, o Senhor os chamou porque sabia que:  Ele  viria estabeleceria seu reino,seria oferecido

como sacrifício imaculado , santo para perdão dos pecados dos homens, e voltaria ao céus, para que

voltássemos a  termos paz e comunhão com Deus. Jesus em sua onisciência como Deus que era sabia que

deveria deixar pessoas para prosseguir a sua obra e anunciar as boas novas do evangelho, a principio

escolherá doze que seriam seus alunos, e após sua partida serão suas testemunhas, desses doze sabemos que um

(Judas) o traiu e nesse momento da historia já não fazia mais parte do grupo que continuaria a missão de

Jesus.

Treinamento dos pais da igreja     

Em Mateus 16: 17-19  Jesus fala pela primeira vez da

continuidade de sua obra. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não

foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai, que estas nos céus . Pois também eu te digo que tu és

Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E te

darei as chaves do Reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que

desligares na terra será desligado nos céus.
O Senhor revela que estabeleceria sua igreja, para

que continuassem a pregar a salvação, e que seria a grande responsável por influenciar e inflamar ao homem em

busca dos céus, e deixa sua palavra empenhada que nem mesmo o inferno poderia vencer a igreja. E mais

interessante ainda Ele diz que confiaria a homens tal responsabilidade, desse ponto em diante o treinamento

dos discípulos torna-se mais intensivo e ao longo dos dias seguintes Jesus começou a lhes dar instruções de

como deveriam se portar para continuar sua tarefa,  primeira a ter uma vida de renuncia,e persistência ;

…Se alguém quiser vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me;  Mt 16

24  a serem humildes;…Qualquer que, entre vós,  fazer-se grande, que seja vosso serviçal; e

qualquer que, entre vós , quiser ser o primeiro, que seja vosso servo, bem como o Filho do Homem não veio

para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos. Mt 20: 26-28. Com seu exemplo

os ensinou a não transformar a casa de Deus em empresas, comercio; E entrou Jesus no templo de Deus, e

expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que

vendiam pombas, Mt 21,12. e deixou claro que o templo é lugar de buscar a Deus; E disse-lhes: está escrito: a

minha casa será chamada casa de oração. Mas vós tendes convertidos em covil de ladrões. Mt 20,13. Da

importância da fé;  E, de manha, voltando para a cidade, teve fome. E, avistando uma figueira perto do

caminho, dirigiu-se a ela e não achou nela senão folhas. E disse-lhe: nunca mais nasça fruto de ti. E a

figueira secou imediatamente. E os discípulos, vendo isso, maravilharam-se, dizendo: como secou imediatamente

a figueira? Jesus, porem, respondendo, disse-lhes: em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes,

não só fareis o que foi feito a figueira, mas até, se a este monte descerdes; ergue-te e precipita-te

no mar, assim será feito. E tudo o que pedires na oração crendo, o recebereis. Mt 21: 18-22. Em cada parábola

Jesus vai capacitando seus seguidores, lhes adverte que seriam perseguidos, atribulados, entregues as

autoridades afim de serem oprimidos e até mortos por terem abraçado sua causa, mas que jamais os deixaria

órfãos e faz uma promessa que do alto seriam revestidos de poder para tal incumbência,  e  para que

fossem consolados quando enfrentassem tais situações e o mesmo Espírito os deixariam ousados e  até

mesmo na morte eles anunciassem a Palavra de Deus.

Da instrução para ação

Igreja primitiva
Ao olharmos para o livro de Atos veremos

os discípulos que agora como apóstolos, testemunhas de Cristo, estão realizando aquilo  que o

Mestre lhes havia confiado, depois da promessa do revestimento cumprida , homens medrosos que estavam

escondidos se tornam ousados em anunciar a palavra, a igreja de Cristo esta constituída.

É a

partir de agora que quero abordar o  tema; A igreja primitiva e a Igreja contemporânea,  visando a

igreja como organização e como organismo.

Baseado no que vemos até aqui não temos duvida de que a

igreja de Cristo foi constituída por um objetivo fundamental; anunciar o Reino de Deus,  observando

Atos  e as epistolas,  até o menos estudado perceberá que o modelo a ser seguido é algo lindo,

vemos Pedro em sua primeira pregação com ousadia e sabedoria divina ganhado quase três mil almas. Destaco

alguns pontos que nos leva a ter conhecimento do que os apóstolos aprenderam como igreja , e seus modos de

conduzirem a missão que Deus lhes havia confiado.

• Pregavam o evangelho com simplicidade,

porem com objetividade, sem interesses próprios  …Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em

nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. At 3,38.

• Fazendo milagres e prodígios como a do coxo a porta do templo  At, 3.e quando inquiridos em

nome de quem eles fizeram aquele milagre olhemos para a convicção de Pedro. Seja conhecido de vós todos e de

todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno , aquele a quem vós crucificaste e a quem Deus

ressuscitou dos mortos, em nome desse é que esta este são diante de vós At 4,10.

• E ainda

no versículo 33 a bíblia testifica da igreja recém constituída e os apóstolos davam, com grande poder,

testemunho da ressurreição do Senhor Jesus e em todos eles abundante graça. At, 4,33

• Diante

a perseguição todos eram unidos, em um mesmo pensamento comum; Não havia, pois, entre eles necessitado algum;

porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido e o

depositava aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha. At 4;

34-35.

• Tinham coragem de anunciar o evangelho de Cristo mesmo diante da própria

morte; Estevão pregou um dos mais poderosos sermões do livro de Atos e falou toda a verdade para os poderosos

de Israel, sem ter medo do que lhe poderia acontecer, ao fim de sua mensagem vejamos o que houve; E,

expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas vestes aos pés de um jovem chamado

Saulo. E apedrejaram a Estevão…

• E mesmo diante da eminente morte tinha plena confiança

na vida vindoura…. que em invocação dizia: Senhor Jesus recebe o meu espírito…

• E na

mais latente dor causada pelos seus irmãos Israelitas ele não arquivou ódio.. E, pondo-se de joelhos, clamou

com grande voz; Senhor não lhes impute este pecado. E, tendo dito isto Adormeceu. At 7: 58-60

•  Eles não se corrompiam, todo o cristão estava em apuros pela perseguição e nem por isso praticaram

tal ato; E Simão vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu

Dinheiro. Dizendo: dai-me também  a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o

Espírito Santo. Mas disse-lhe Pedro: o teu dinheiro seja contigo para a perdição, pois cuidaste que o dom de

Deus se alcança por dinheiro At 8;18-20.

•  Pedro o primeiro grande líder da igreja sabia reconhecer

quando cometia um julgamento precipitado, o apostolo até no momento que teve a visão com os animais “impuros”

que descia do céu em um cesto, julgava que todo homem que não tive nacionalidade Israelita era imundo, após o

Senhor lhe ter digo não faça coisa imunda o que santificou o Senhor, a partir desse momento soube reconhecer

que estava errado  e dava testemunho abertamente entre todos … E, abrindo Pedro a boca, disse:

Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas At 10,34

• Ainda sobre o

principio da igreja quero frisar algumas atitudes do apostolo Paulo,  grande responsável pela

implantação da igreja  entre os povos gentílicos. E talvez o mais forte exemplo que ele  nos deixa

é sua renuncia pessoal por amor a igreja de Cristo. Abrindo mão de sua posição social, por ser membro do

sinédrio judeu, de sua posição financeira, de seu conhecimento adquirido até aquele momento, alguém que era

respeitado passou a ser detestado, de honrado a condenado, de livre a preso, as mais diversas humilhações,

vejamos os textos a seguir.

• Renuncia de seu intelecto humano de ter estudado nas melhores

escolas possíveis da época, e aprendido com Gamaliel sumo sacerdote, E eu irmãos quando fui ter convosco,

anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me

propus saber entre vós senão a Jesus Cristo e este crucificado. I Co 2:1,2 .

•  Ofendido de

louco, mais sempre firme, tinha alto controle para corrigir sem magoar,  Nós somos loucos por amor de

Cristo, e vós sábios em Cristo,: nós fracos, e vos fortes; vós ilustres, nós vis, até esta presente hora,

sofremos fome e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e  não temos pousada certa, e nos

afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos; somos injuriados e bendizemos; somos perseguidos e

sofremos; somos blasfemados e rogamos; até ao presente, temos chegado  a ser como lixo deste mundo e

como a escoria de todos.não escrevo essas coisas para vos envergonhar; mas admoesto-vos como meus filhos

amados. I Co 4:10-14.

• Estava disposto a sacrificar-se por amor a uma alma, Pelo que, se o

manjar escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize. I Co

8,13.

• Abria mão de seus direitos pessoais para não por impedimento ao evangelho de

Cristo, Se nós semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais? Se outros

participam deste poder sobre vós, por que não, mais justamente, nós? Mas nós não usamos deste direito, antes,

suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo I Co9: 11,12.

• Não se vangloriava de sua posição sabia reconhecer que pregar era apenas sua obrigação, porque se

anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim se não

anunciar o evangelho! I Co 9,16. Mas longe esteja de mim  gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor

Jesus Cristo… Gl 6,14.

• Fazia tudo voluntariamente, E por isso se o faço de boa

mente, terei premio… I Co 9.17 a.

• Tinha tanto compromisso com suas responsabilidades

junto a  Igreja que se colocava no papel de escravo, e tal não tinha direito algum apenas fazia o que

lhe era mandado, Porque sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos, para ganhar ainda mais, I Co

9,19.

• Tinha consciência de como membro do evangelho deveria se portar de maneira condizente

ao evangelho, E eu, fazemos isso por causa do evangelho, para ser também participante dele. I Co 9,23.

• Tinha motivos para parar, mas não parou, … Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em

açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. Recebi dos judeus cinco

quarentenas de açoites menos um; três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri

naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; em viagens, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de

salteadores, em perigo dos da minha nação, em perigo dos gentios, em perigos na cidades, em perigos no

deserto, em perigos no mar, em perigo entre os falsos irmãos; em trabalhos e fadiga, em vigílias, muitas

vezes em fome e sede, em jejum, muitas vezes em frio e nudez. II Co 11:24-27.

• Trazia no

corpo as marcas da Obra de Jesus, Desde, agora ninguém me inquiete; porque trago no corpo as marcas do Senhor

Jesus. Gl 6,17.

• Tinha consciência que o fato de ser obreiro, não o isentava das tentações

e que deveria vigiar dia e noite para herdar o céu, para ver se, de alguma maneira, eu possa chegar a

ressurreição dos mortos. Não que já a tenha alcançado ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo

para que fui preso por Cristo Jesus. Irmão, quanto a mim, não julga que o haja alcançado; mas uma coisa faço

e é que esquecendo das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o

alvo pelo premio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus  Fp 3:11,14.

• Terminou sua

jornada dizendo, Combati o bom combate acabei a carreira, guardei a fé II Tm 4,7.

O que presenciamos acima são ensinamentos e exemplos  de como a

igreja primitiva caminhava,  certamente é por isso que ao lermos essas  historias nos maravilhamos

, a igreja era movida pelo um compromisso realmente espetacular, uma vez que foram inflamados pelo Espírito

Santo nada nem ninguém os paravam,  aqueles que recebiam a incumbência de ensinar faziam com muito temor

e tremor sem ambicionar outra coisa senão alcançar o reino dos céus, não vemos obreiros pregando outras

mensagens, a não ser o mais puro evangelho, perseverando em orações os milagres eram inevitáveis, sinais

esplêndido; salvação de almas, batismo com espírito Santo, curas, visões, mortos sendo ressuscitado os mais

belos  sinais de maravilhas pelas mãos de homens simples, mais compromissados com Cristo e suas

verdades, suas preocupações não eram casas, carros do ano, bons salários, mordomia, posição social, e sim

serem servos de Cristo.

A igreja Contemporânea.

Como organização
Analisando a igreja hoje como

organismo e organização, percebemos que como organização vai  bem; temos os mais belos templos de toda a

historia da igreja, ganhamos estatutos, belos nomes  em suas placas, ganhamos nomenclaturas e divisões

eclesiásticas pomposas;  doutores, pastores presidentes, missionários, evangelistas, presbíteros,

diáconos, bispos, missionárias, departamentos divididos e organizados, cadastro nacional de pessoa Jurídica

CNPJ, milhares de funcionário assalariado pela igreja, grandes convenções , recursos financeiros, temos

cantores renomados, grandes eventos gospel, escritores renomado, super pregadores, programa em televisão,

radio e internet,  fazendo uma profunda reflexão poderíamos dizer que a igreja nunca esteve tão bem,

temos algumas coisas que os pais na fé  jamais tiveram, como organização vai bem.  Mais como

organismo?

Como Organismo
A igreja não é apenas tudo isso acima

exposto, verdade que tudo isso é importante, mas; uma igreja com tudo isso sem membros que realmente fazem

parte do corpo de Cristo, é morta.  A igreja também é organismo ou seja  membros de um só corpo, e

nesse quesito, tenho pra mim que não somos nem sobra da igreja primitiva, tivemos conquistas materiais,

empobrecemos no lado espiritual. Uma experiência pessoal!  Como representante comercial

percorro  Curitiba e região metropolitana semanalmente,  o que percebo?  templos

imponentes, e  faixas de campanhas expostas  que só visam o lado  material, quase nunca se vê

busca de dons de Deus, não é para menos nossos,  pregadores viraram animadores de platéia com mensagens

de ajuda pessoal,  o homem como centro das atenções, frases como; “você não é normal” Deus tem que

fazer” “Deus tem que dar carro, apartamento, dinheiro, fama e sucesso, Ele  vai te exaltar” não é

difícil de encontrar pastores que antes da pregação faz um lista de que o pregador não pode expor, e quase

sempre não querem que falem de santidade, pecado e/ou  inferno.

A ordem é massagear ego e não anunciar salvação! O negocio é o agora e não a vida vindoura! Está praticamente

escasso a mensagem do arrebatamento e do juízo final, aonde o povo sabia que se não tivessem uma  vida

de santidade estavam sujeito a morte eterna, cultos a Cezar, e não para Deus. Alem disso transformarão a

vocação gratuita de Deus da palavra,  em profissão cobrando valores absurdos para ministrarem.  Em

2008, foi realizado um congresso de missões na igreja que congrego, eu era o responsável por agendar

pregador, entrei em contato com alguns desses, me pediram os mais diversos valores, mas destaco um, cinco mil

reais, hotel, passagem de avião para duas pessoas e ainda fazia uma oferta alçada no final para seu

ministério essa era a proposta, fui ver sua agenda em seu  site, todos os dias do mês praticamente

estava agendado, por quase seis meses e em alguns dias até três horários, ai me pergunto; será que é

necessário ganhar tanto dinheiro para pregar  o evangelho?  Ou não daria para pelo menos pregar a

Bíblia como ela é? Precisam de filosofias humanas, jargões que alguns chegam até o ser ofensivo, Certa vez um

missionário norte americano perguntou para um famoso diretor de cinema qual era o segredo que seus filmes

arrastavam multidões para assistirem, e sendo que as igrejas estavam sempre vazias? O Diretor respondeu

simples; pegamos ficção e transformamos em realidade nas telas, e as igrejas estão pegando realidade da

Bíblia e transformando em ficção!  Pastores estão subindo nos altares com o pensamento em quanto está

ganhando, e não em quantas almas se renderão aos pés de Cristo, certa ocasião veio pregar um desses que se

dizem pregadores o combinado era inicialmente a venda de vinte DVDs, uma semana depois passou para quarenta e

um mês depois pediu oitenta, mesmos assim foi aceito sua proposta, no dia do evento exigiu que fossem buscar

ele no centro de Curitiba, alegando não saber chegar na igreja, chegou as  nove e quinze da noite,

vinte minutos de pregação, e no final foi chamado na secretaria para acertar o combinado,  havia sobrado

vinte DVDs e foi pedido se ele não pegaria de volta,  a resposta; – não posso estou construindo minha

casa e estou contando com esse dinheiro! Temos situações em que por medo de perder o dizimo do irmão estão

aceitando tudo, o que era pecado a vinte anos atrás hoje não é mais, adultério, virou “ infidelidade

conjugal” nome mais elegante e por isso nem sempre é pecado, ensinavam que matar era pecado. Agora,

vamos  ver o motivo que o levou a cometer tal ato, divorcio era pecado, agora! Não  deu certo com

essa mulher,  separa e casa com outra que essa será tua  esposa. Ficamos com a mente aberta, temos

que entender, relevar o assunto. Ora a Bíblia diz; não mataras. E  não separe o homem o que Deus uniu. E

ainda se separar a não ser por prostituição fique solteiro para não pecar.

Não creio que Deus deu a igreja tantos recursos para

lideres terem mansões extravagante, cinco ou seis carros importados em sua garagem, dois ou três aviões

particulares, fortuna em suas contas pessoais, e ainda massacram o povo em suas homilias, fazendo de bons

samaritanos, tratam obreiros como se fossem empregados deles e não voluntários em uma obra santa.

Deus deu a igreja condições para pregar a palavra e fazer obras

missionárias, e ganhar almas, e não para se alto promoverem, ficarem famosos, Lembro-me que o grande

revolucionador da igreja, Martinho Lutero, está nos anais da historia e nunca pegou um centavo dos seus

direitos sobre a venda de seus livros deixava para os institutos bíblicos realizarem a expansão do evangelho.

Onde estão homens como Daniel Berg, Gunnar Vingren,  que realizava  a obra andando a pé a cavalo,

quilômetros, correndo riscos, sofrendo com frio, calor etc..  uma vida de renuncia pela igreja. Em seu

testemunho pessoal o pastor José Rodrigues em 2007 disse; – “Se Daniel Berg e Gunnar Vingren estivessem vivos

teriam um ataque cardíaco se vissem pregadores cobrando para pregar o evangelho.” Alguém pode até

argumentar?- É mais os tempos são outros temos condições  agora! Concordo! Mais ganham as condições, e o

poder espiritual  da igreja aonde foi parar? O amor fraternal ao próximo? Lideres estipulando metas

financeiras para dirigentes que os levaram a inventar heresias para conseguir dinheiro. Onde estão homens

como Paulo que dizia “Se o meu comer escandalizar alguém nunca mais comerei tal comida” Cadê os

pastores  que são capazes de dizer “ Embora tenha direito de colher da lavoura que plantei não vou

colher tudo que tenho direito para não por impedimento ao evangelho”.

Convenções com grandes fortunas o que estão fazendo por

aqueles que não têm um prato de comida sobre a mesa?  -Ah, já sei, estão ocupados demais com suas

campanhas políticas!  Onde estão pessoas comprometidas em pregar a verdade como Estevão?  Estão com

medo de morrer, serem perseguido, não vão receberem aplausos, ou estão com medo de perderem agendas

“milionárias”?  Onde estão homens e mulheres que não ficavam em cima do muro quando se tratava de

Adultério, divorcio, Aborto, Homossexualismo. E tantos temas que a palavra de Deus condena, temos pastores

covardes e medrosos em defender o reino de Deus.

 

Tudo isso vez com que nos dias atuais a igreja como organismo se apresente doente, anêmica, pessoas feridas

magoadas, vazias de Deus, entram na igreja sem reverencia, pensando na novela, ou em acabar o culto logo para

ver o jogo de seu time,  os jovens estão louvando a Deus imaginando qual site indecente vão acessar

depois, passam madrugadas em site de relacionamento, e as igrejas não conseguem fazer um retiro espiritual

por ano para ensinar a verdade e buscar dons espirituais. Estamos vivendo de passado aonde milagres

aconteciam, curas, salvação, crentes cheios do Espírito Santo, eram perseguidos, mais nunca levantaram a

bandeira branca para o diabo, a gloria de Deus era visível,  era sentida, a igreja não se importava com

a situação material e sim com a espiritual.

              Compare você e

veja se temos alguma semelhança com a igreja primitiva?
Temos ainda pessoas como no

passado que defendam o evangelho?

              Pelo que diz:

Desperta, ó tu que dormes, e levanta dentre os mortos, e Cristo esclarecera. Ef

5,14

Digo eu! Reage

igreja, e Jesus ainda é o mesmo para operar.

 

Pb. Rogério Ciescilivski
e-mail; pb_rogeriociescli@hotmail.com.   ceifeirosemchamas@hotmail.com
               

panidoces@hotmail.com