IEADAR

IEADAR

Tudo iniciou na casa da irmã Catarina Rodrigues, mãe de Alfredo Rodrigues, a qual pertencia à Igreja da Filadelfia, na qual, tentou levantar a obra de evangelização nesta Cidade de Araucária. Após algumas tentativas sem resultados, foi e procurou a Igreja Assembleia de Deus em Curitiba-PR, para assumir o trabalho.

No ano de 1957, nasce a Igreja Assembleia de Deus em Araucária. O pastor presidente da IEADC da época Bruno Skolimowski, envia para Araucária o irmão Catarino Nunes Pires, atualmente pastor, para assumir o ponto de culto na casa da irmã Catarina Rodrigues, e já de inicio ganhou o Alfredo Rodrigues para Jesus Cristo, o qual posteriormente tornou-se um dos líderes da Igreja e toda a família passou a pertencer a Assembléia de Deus.

A Igreja foi crescendo e o Espírito Santo a cada dia confirmava o plano de Deus na cidade de Araucária.
No ano de 1959, Irmão Catarino Nunes Pires, vem com pastor Delfino Brunelli, presidente da IEADC, mostrar o terreno, que a senhora Rosa do Vale, que não era crente e depois aceitou a Jesus como Salvador de sua vida, doou, na rua Victor Ferreira do Amaral, 1228, centro ( Atual Casa pastoral).

Nos meados dos anos 60, Irmão Nivaldo Ramos assume a Igreja, e constrói o templo para os irmãos Louvarem a Deus.
As primeiras Igrejas em Araucária começam à surgir: primeiramente a igreja de Gralha Azul, em seguida Dalla Torres, Capela Velha (Shangai), Beira Rio, São Sebastião e Jd. Maia.

Em Araucária passaram vários obreiros valorosos, com objetivo de alavancar a obra de Deus nesta localidade, que vale apena deixar registrado na história: Pr. Catarino Nunes Pires, Pb.Alfredo Rodrigues, Nivaldo Ramos, Pr. Ramão Flores, Pr. Jose Ambrosio de Souza, Pb. Cinézio Dias Lopes, Pr. Manoel Caetano da Costa, 2 vezes interino, Pr. Almir Ferreira, Pr. Valter Rodrigues, Pr. Ival Teodoro da Silva, Pr. Wagner Tadeu dos Santos Gaby, Pr. Moisés Lacour, Pr. Sylvio Dalton do Amaral.

A chegada de um memorável dia, Pastor Sudeslande F. Andrade, enfim chega em Araucária, no dia 13 de Fevereiro de 1993. Nascido no interior do Paraná, em 15 de janeiro de 1938. Filho de Adeomil de Andrade e Maria Farago Sobotka, casou-se aos 19 anos, em 1956, com Maria Odete Farago Andrade, sempre a chamando de “Nega”, com muito carinho, dois anos mais jovem. Eles tiveram seis Filhos. A conversão do casal ocorreu em 1962, seis anos após o casamento, na congregação da vila Isabel, em Curitiba-PR. No mesmo ano foram batizados nas águas pelo pastor José Pimentel de Carvalho e também receberam o batismo com o Espírito Santo. Em 1968 foi consagrado ao diaconato, em 1970 ao Presbitério, 1984 a Evangelista e 1989 a Pastor.

Com grandes desafios, pois a Igreja passava por momentos de grandes dificuldades no âmbito financeiro e ciente da grande obra que tinha que realizar em Araucária, o pastor aceitou o convite feito pelo Pastor Raymundo Augusto da Silva, para assumir o distrito 54, presidido na época pelo Pastor José Pimentel de Carvalho.

Com Fé e coragem em Jesus Cristo, tratou de fazer o projeto do novo templo, pois a Igreja tinha adquirido dois terrenos na rua Fernando Suckow, 470, esquina com a rua Julia Tereza Bini.

Em Janeiro de 1994, foi lançado a pedra fundamental. Na época de poucos recursos, mas com a visão de um lindo Templo para a cidade e um marco para a Assembléia de Deus, com a ajuda dos irmãos que se uniram para fazer mutirão, um ano depois, em uma semana de comemoração, do dia 30 de abril ao dia 07 de maio de 1995 se inaugura um magnífico templo para a Glória de Deus.

O local que outrora era a Igreja Sede na rua Victor do Amaral, se tornou em uma linda casa pastoral. O pastor Sudeslande F. Andrade, além de construir a Igreja Sede, construiu as Igrejas de Santa Clara, Guajuvira, Jd. Maia, Turim e comprou ainda a área do Jd.Milão, que nomeou, homenageando, de “Recanto José Pimentel de Carvalho”, realizou a reforma Geral em Dalla Torres, e terminou a construção do Jd. Beira Rio, na época.

Na peculiaridade de pastorear, ensinar e administrar, em muitas ocasiões, os mais antigos da Igreja, sempre frisam, que todos os pastores que vieram para Araucária foram bons, mas o grande avanço para a glória e louvor a Deus, se deu na chegada deste homem de Deus. Ele mesmo no cumprimento do seu chamado, expõe que dava para contar os irmãos que tinham carros, uns 8 carros se via nos dias de cultos, com a benção de Deus e ensinos que alcançou o coração dos irmãos, a Igreja prosperou e atualmente, praticamente todos os membros tem carros para ir à igreja, louvar e adorar a Deus entre outras muitas bênçãos que Deus operou, que faltaria livros para escrever.

A EMANCIPAÇÃO: No dia 08 de fevereiro de 2006, quando o pastor José Pimentel de Carvalho, completou 90 anos de idade e mais de quarenta anos de ministério frente a IEAD do campo de Curitiba-PR, a IEAD em Araucária tornou-se em Campo Ministerial Independente, sob a presidência do Pastor Sudeslande F. Andrade, juntamente com os outros 20 campos eclesiásticos compostos por 28 municípios.

Um novo horizonte e portas abertas começam para a Igreja em Araucária. O campo que mais cresceu de todos que foram emancipados, trazendo um conforto e reestruturação de todas as congregações de Araucária e Contenda.

De antemão, foi formada uma diretoria em aprovação em Assembléia Geral, e já de inicio construído um prédio para Administração e padronizado e reformada todas as Igrejas do campo de Araucária e Contenda. Com uma vida oferecida em sacrifício a obra de Deus e dirigido pelo o Espírito Santo, o pastor presidente Sudeslande F. Andrade, levou a IEADAR, a um referencial na vida das pessoas, na cidade de Araucária.

Muitas pessoas aceitaram a Jesus e foram batizadas nas águas, e de 2006 a 2011, se passaram cinco anos de extraordinário avanço na obra do Senhor. Foram comprados 12 terrenos, 1 Uno, 1-S10 usada e posteriormente 1- S10 0Km, 6 Igrejas construídas e inauguradas e 1 Igreja comprada, reformada e inaugurada, Jd. Industrial. A Igreja de Beira Rio, que sendo da vontade de Deus, no ano de 2012 se inaugura, e por fim, não comportando mais o número de membros do campo, que teve um crescimento com ação do Espírito Santo, ficando pequena a Igreja Sede, para comportar um evento como a SANTA CEIA e quanto mais um CONGRESSO, nasce um desejo de Deus no coração do pastor presidente de construir um gigantesco Templo SEDE, no qual, as obras já se iniciaram.

Até aqui nos ajudou o Senhor, oremos para o pleno êxito da nossa Igreja nesta cidade, onde goza de grande conceito e respeitabilidade, graças a inesgotável misericórdia do Senhor nosso Deus Jeová.

Colaboradores: Pr. Catarino Nunes Pires, Ev. Sebastião Gouveia, Ev. Aguinaldo Tavares, José Maria de Jesus da Rocha.

Pesquisado e escrito por:
Pr. Maycon F. Borges dos Santos.
1° Vice Presidente da IEADAR.