Palavra Pastoral

Palavra Pastoral

Sudeslande Farago de Andrade 13 de Fevereiro de 1993, uns 20 dias antes desta data, recebia um convite do Ministério de Curitiba e Região Metropolitana, do Pastor Raymundo Augusto da Silva, para assumir o distrito de Araucária, cidade vizinha de Curitiba.

Nesta época estava pastoreando a igreja na cidade de Lapa-Pr, orando a Deus e sentindo no coração que Deus tinha um plano para comigo, aceitei o convite e na data acima assumia o campo de Araucária, neste município existia 2 distritos e eu assumia um. Sabendo dos desafios que iria enfrentar, pois a igreja séde necessitava de uma construção urgente, pois o local que estava era um templo antigo de mais ou menos 40 anos de construção, pequeno e com muitas coisas para se fazer, sendo assim propus no meu coração de construir um novo templo, continuemos mais um ano neste templo e neste espaço.

Tratei de mandar fazer o projeto do novo templo, pois a igreja tinha adquirido dois terrenos na rua Fernando Sucow, esquina com rua Julia Tereza Bini, e em Janeiro de 1994 fizemos o lançamento da pedra fundamental, e imediatamente começamos a construção do Templo de 315 m², com galeria de 150 m², o que temos até esta data.

Remodelado, e com mais uma construção ao lado de aproximadamente 600 m², sendo um sobrado, com sala para secretarias, sala de reuniões, almoxarifado, salas de aula. Nestes anos enquanto estávamos respondendo ainda para a igreja de Curitiba, compramos dois terrenos, sendo um para a congregação do Jardim Santa Clara, e outro para a congregação de Jardim Turim, onde nestes terrenos construímos as congregações, compramos ainda uma área no Jardim Milão, onde temos um bosque e um barracão pré-moldado de 12 x 40 mt com churrasqueira, pátio gramado e arvoredos; esse local é usado para vigílias, festa de Obreiros e casamentos quando são nos solicitados.

Em 08 de Fevereiro de 2006, Pastor José Pimentel de Carvalho – Presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, com séde em Curitiba, desmembrou os campos ministeriais das cidades que estavam ligadas a Curitiba. E Araucária foi um campo destes, de lá para cá passamos a ser autônomos, formada a nossa própria diretoria, não tendo mais vínculo com a cidade de Curitiba, formando um Campo Ministerial em Araucária e Contenda Pr, sendo que hoje contamos com 24 congregações.

Neste novo período, compramos um terreno 1.382,84m² no Jardim Fonte Nova, onde tínhamos uma congregação em casa alugada, e agora já nos pertence. Compramos um terreno na cidade de Contenda, em um bairro daquela cidade, pois no centro já temos uma grande congregação, agora estamos com 2 terrenos e no próximo ano estaremos construindo mais uma bela igreja.

Padronizamos em uma mesma pintura todos os templos, para ser distinguido, efetuamos algumas reformas nas Congregações do Jd Shangai, Jd Nevada, tanque batismal na igreja séde, e outros mais …. até aqui nos ajudou o Senhor, e para o próximo ano temos muitas obras a serem realizadas que já estão em projetos.

No ano de 1962 aceitei a Jesus Cristo como meu Salvador, na congregação de Vila Isabel.
No ano de 1968 fui consagrado ao Diaconato.
No ano de 1970 fui consagrado ao Presbitério.
No ano de 1984 fui consagrado a Evangelista.
No ano de 1989 fui consagrado a Pastor.

Nestes tempos de fé, fui dirigente da Congregação de Santa Quitéria, Vila Leão, Vila Nossa Senhora da Luz, Vila Isabel, Capão Raso, Planta Capão Raso, Vila Santo Antonio, Vila São Carlos, abri o trabalho de Tatuquara e Fazenda Rio Grande.
Pastoreei a igreja em São Mateus do Sul – Pr de 1980 a 1985.

Pastoreei a igreja de Lapa Pr de 1985 a 1993, e atualmente em Araucária.
Servi por 2 anos como superintendente na Superintendência de Administração Ministerial e Congregações em Curitiba, sob a presidência do Pastor José Pimentel de Carvalho.